sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Nutella não tem glúten

               O título original era pra ser "Coca não tem glúten", mas achei que a Nutella causaria menos polêmica, haha Aí depois de de 3 meses sem postar (nossa, que vergonha), você me aparece com esse título nada a ver? Hein?? Bom, senta que lá vem história.
              Há alguns anos (tipo, SÓ uns 9...) eu sofro com muitas dores de estômago. Já fui em vários médicos e sempre alegavam que minhas dores eram por causa da gastrite. E eu sabia que não era só isso, pois cada vez piorava mais, inclusive com problemas intestinais cada vez ficando mais fortes. Me diagnosticaram com várias coisas, síndrome do intestino irritável (que é basicamente o que te dizem quando não sabem o que você tem), com hérnia de hiato, com esofagite, mas nenhum diagnóstico, exame ou tratamento davam resultado. Como na gravidez da Melissa eu melhorei, (o que é bem normal para várias doenças), eu meio que deixei de lado, e como logo depois que parei de amamentar, voltei a engravidar, cheguei a ir atrás, mas quando descobri que estava grávida de novo não dei muita bola para os meus sintomas, uma, porque não ía poder tomar muito remédio mesmo, e outra porque como na primeira vez, os sintomas ficaram bem mais amenos. Mas aí depois que o Dani nasceu, o bicho pegou, fiquei pior do que  nunca, com dores constantes e cada vez piores. Aí resolvi que ía dar um basta nisso.
              Pela infinita misericórdia do bom Pai Celestial (nada dramática), eu finalmente achei um bom médico que pediu os exames certos. Eu já estava tão mal que estava esperando mais ou menos um câncer ou algo do tipo (já disse, nada dramática). Aí depois de uns exames BEM legais ( inclua tom sarcástico, por favor), chegou o resultado: intolerância a glúten. GLÚTEN?? Daquele que tem em todas as coisas boas?? É, bem esse. Eu já tinha meio que entendido isto dos exames, aí quando o médico confirmou, eu simplesmente virei "Mas TUDO tem glúten!", ao que ele respondeu "Não, só o que é gostoso...". Ah, valeu.
               Então, aquele dia saí do consultório feliz e triste. Feliz porque finalmente descobriram o que há de errado comigo, e também por eu não ser celíaca (que é intolerância 100%, tipo, nem usar a mesma faca que usaram pra cortar pão). E também porque não era algo que requer medicamento de uso contínuo ou cirurgia, por exemplo. Mas nem preciso explicar porque saí triste né. Na hora eu até estava assimilando, aí quando cheguei em casa e contei pro Hugo, fiquei chorando um tempão, haha Vamos levar em conta que isso foi no sábado antes do Natal, e tudo que eu pensava eram nas ceias e sobremesas, haha
               Bom, já assimilei o assunto e estou mais tranquila. Não 100%, mas normal, né. Como você ficaria se soubesse que para o resto da sua vida não vai mais poder comer pão, sanduíche, bolacha, bolo, chocolate, pizza, lasanha, macarrão, calzone, pastel, qualquer coisa que tenha farinha, aveia, cevada, a menos que seja de um jeito diferente (que custa beeem mais caro, diga-se de passagem)?? Eu sei, eu sei, não posso reclamar, como é intolerância, ainda vou poder comer um pouquinho, mas é POUQUINHO mesmo. Como é meio que uma reação alérgica, às vezes, só um pouquinho já é suficiente pra desencadear as dores e tudo o mais. E também, se não levar a dieta a sério, cada vez mais meu intestino fica inflamado, e absorvo menos nutrientes, podendo ficar desnutrida, com anemia, osteoporose, câncer e coisas legais do tipo.
               Como faz anos que passo mal sem saber o porquê, agora que sei qual é meu "inimigo", como disse meu médico, tenho que me cuidar pra poder melhorar. Então de começo, vou ter que cortar 100% pra aí depois poder introduzir um pouquinho de glúten de vez em quando. (Li umas pesquisas que depois de cortar 100%, leva mais ou menos uns 2 anos para o meu intestino voltar ao normal...2 anos, yay.SQN.) Como só consegui consulta com a nutricionista diz 15/01, até lá resolvi me dar uma "despedida", o que já me fez ganhar uns 5 kg eu acho, porque eu fico "ahhh, já que não vou poder comer isso depois, vou comer um MONTE agora", hahaha
               Ah, sem contar no desespero/alegria quando vejo as coisas que não tem glúten. Fico mega feliz quando leio um rótulo e vejo que não tem, "uhhhuuul", e a tristeza quando vejo que tem... Ah, além do que cheguei a conclusão que é doença pra rico né. As coisas sem glúten são um absurdo. Muito mais caras que o normal. Tem chocolate sem glúten. Kinder ovo, Toblerone, Kopenhagen (fala sério, são aqueles que você compra todo dia, né!) hahaha Mas muitas alegrias são ao descobrir "Nutella não tem glúten!Yaaay!". Nem Chandelle, nem Coca. HA!
               Na verdade o mais difícil vai ser a adaptação, saber o que poder comer, pelo que substituir, onde encontrar, como não surtar, nem ir a falência pra poder comer, haha Mas estou mais otimista, sério, (pã).
                Depois do dia 15 volto aqui pra contar como foi com a nutricionista. Agora saiam da frente do computador e vão comer um pedaço de pão com requeijão bem gordo com Nescau com um brownie de sobremesa por mim ;)

12 comentários:

  1. o melhor "nescau" sem glúten do mundo pode ser feito com chocolate do padre e um pouquinho de açucar. tbm experimente o achocolatado IGUASSU é bem bonzinho. tem no mercadorama! do mais. procure uma loja chamada BELLADRI que fica na brigadeiro franco. lá tem cozinha, empadinha e etcs sem glúten e outras gostosuras! sorte ou não... é melhor fazer a dieta do que piorar. qqer coisa me liga 8830-6954 beijos drika

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você descobriu! Logo você se adaptará. E cada vez que descobrir uma nova coisa livre de glütem, será só alegria!

    Super beijo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa agora fiquei pensando se tenho essa intolerância tb, pois estou sofrendo muito perdi nutrientes emagreci, ando passando muito mal e fazendo vários exames chatos e até agora nada!! será? qual exame vc fez que detectou exatamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O certo eh você encontrar um bom gastro pra te indicar os exames certos. Tem a biopsia do intestino, o exame de anti gliadina (ou algo assim), o coprológico... Foram esses três se não me engano que confirmaram... Mas vai num Gastro e fala que desconfia disso e pede os exames, porque eu falava e eles achavam que não, alegavam que se fosse glúten eu estaria esquelética. Mas isso se fosse celiaca, não desconfiavam da intolerância...espero que te ajude!!

      Excluir
    2. Pois é é eu fiz a biopsia do intestino com a colono,mas os outros não!Já marquei duas consultas com médicos diferentes,vamos ver o que eles dizem.obrigada bjs

      Excluir
  4. Que bom lelen que a agora sabe o que tem e pode se cuidar!
    Mas... Ninguemmmm merece
    Lelen, tive que vir te contar minha lamuria! kkkkkk Eu tambem to de dieta nova! Uma anti-inflamtória para as minhas dores! Bem parecida com a sua! Nao pode nada de gostoso! Só o que pode é caro! Affff rsrsrsrs Doença de rica miga! rsrsrs Boa sorte pra nós! Beijus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério flor?? Ninguém merece né...Mas se pelo menos funcionar e a gente ficar melhor, menos pior, né!! hehe Beeijo!

      Excluir
  5. Vi uma reportagem de uma atleta que tbém tem o mesmo problema e lembrei de vc. Ela trocou o pão de manhã por tapioca... Espero que seja mais uma contribuição para o que vc pode! Boa sorte, fazer dieta é tenso! Bjs!

    ResponderExcluir
  6. da-lhe pão de queijo de manhã, tarde e noite.
    Tem boas misturas no mercado.
    Lá na minha companheira de Jundiaí estava minha comp americana que é celiaca e ela ficou BEM perdida para comer aqui..aí eu já levei essa mistura de Ctba. Fiz pao de queijo pra ela todo dia, e tbem bolo de fubá cremoso senão a bixinha não tinha o que beliscar e acabava sem comer nos intervalos.
    Eu to achando que to precisando dessa dieta aí pq venhamos e convenhamos que farinha nao nos tras benefício algum, tudo que é besteira é feito de farinha. Mas força menina. Continue vendo o lado bom da coisa
    Beijao

    ResponderExcluir
  7. pao de quejio todo dia. dieta dos meus sonhos.
    e quando achar que nao consegue mais, just think that even Sting thinks you can.
    rooooossssss CAN!
    eeeelllleeeennnn CAN!!!!

    ResponderExcluir
  8. Li a sua história ontem e me identifiquei muito... podia ser a minha! Descobri a 15 dias a doença celiaca e estou tentando me adaptar! Bjs

    ResponderExcluir